Vitaminas para terceira idade: Tudo o que você precisa saber antes de comprar

vitaminas para idosos

Chegar na terceira idade com saúde e qualidade de vida é um dos desejos mais comuns entre as pessoas. Afinal, nada melhor do que aproveitar os momentos com a família e amigos obtidos ao longo de toda uma vida com a mesma intensidade dos anos dourados.

A boa notícia é que com os avanços da medicina, cada vez mais é possível manter a saúde por muito tempo. Para você ter uma ideia, desde 1940, a expectativa de vida aumentou em mais de 31,1 anos aqui no Brasil. Além disso, esse prolongamento da vida vem acompanhado de melhores condições para a manutenção de uma boa saúde da mente e do corpo.

O mais importante é se cuidar. O envelhecimento provoca naturalmente muitas mudanças no organismo, que não se limitam à estética. Entre os principais efeitos de envelhecer, o metabolismo se torna mais lento, surgem problemas digestivos, há uma considerável perda de massa magra e o organismo encontra mais dificuldades na absorção de nutrientes essenciais.

Diante desses déficits nutritivos, algumas vitaminas e suplementos podem ajudar bastante. O efeito das vitaminas e suplementos no corpo é semelhante ao de tomar um isotônico após uma atividade física, sendo aquilo que foi pensado para suprir uma demanda específica do corpo. As vitaminas e suplementos agem para resolver demandas específicas, como melhorar a imunidade, reduzir problemas no intestino ou até mesmo aumentar a energia ao longo do dia.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses incríveis aliados para a nutrição, vamos resolver alguns problemas na prática. Confira as melhores vitaminas e suplementos para pessoas da terceira idade.

 

Qual a melhor vitamina para pessoas da terceira idade?

Lembra que definimos a importância da vitamina com base na necessidade do idoso? Justamente por isso é impossível definir uma resposta específica para essa questão. Porém, com o conhecimento certo você pode tomar a melhor decisão possível. Além disso, algumas vitaminas se revelam curingas para a qualidade de vida, sendo praticamente indispensáveis na melhor idade. Separamos algumas opções para você, confira;

 

Vitamina C

Essa é uma das vitaminas mais importantes e úteis em qualquer idade. A sua atuação acontece principalmente no sistema imunológico, aumentando as barreiras naturais do nosso corpo e melhorando a absorção do ferro.

As principais fontes dessa vitamina são as frutas cítricas, como a laranja e o limão. Porém nem sempre conseguimos atingir a recomendação diária de consumo, especialmente na melhor idade. Por isso, procurar produtos com base na vitamina C é uma ótima ideia.

 

Vitaminas do Complexo B

A qualidade de vida não se resume em um corpo saudável, sendo fundamental uma mente que continue afiada como há anos atrás. As vitaminas do complexo B, entre outras funções, atuam na produção de neurotransmissores, os responsáveis pela construção da nossa memória.

Encontrada principalmente em carnes, sementes e cereais, as vitaminas do complexo B, em especial o ácido fólico, são os melhores amigos do nosso cérebro e indispensáveis na melhor idade.

 

Vitaminas E

Você provavelmente já ouviu o termo “antioxidante” sendo colocado como um dos maiores aliados da boa saúde. Isso é verdade, a vitamina E possui essa ação antioxidante e com isso combate o envelhecimento das nossas células. Na prática, isso significa um melhor funcionamento do corpo como um todo e proteção contra doenças degenerativas e vasculares.

Esse nutriente é um dos mais importantes na saúde dos idosos e pode ser encontrado nos frutos secos e óleos vegetais. E é justamente pela vitamina E que a escolha de um bom azeite passa longe de ser apenas um luxo gastronômico, mas sim uma decisão pela saúde e qualidade de vida.

 

Cálcio

O desgaste ósseo e doenças relacionadas a essa fragilidade são comuns em idosos. Por isso, é fundamental reforçar a dose de cálcio no corpo. Esse é o mineral responsável por garantir resistência aos ossos, além de contribuir para as funções nervosas e os batimentos cardíacos. O cálcio é um aliado dos ossos, coração e mente.

Além das vitaminas em cápsulas, o cálcio pode ser encontrado no leite e seus derivados e nas verduras de folhas verde-escuras. É essencial, que na melhor idade, alguns desses alimentos estejam presentes constantemente no cardápio.

 

Ômega 3

Essa é provavelmente a vitamina mais conhecida direcionada para os idosos. O ômega 3 presente em peixes como a sardinha, o atum e o salmão é um dos maiores aliados para a conservação da saúde mental. Entre os seus benefícios, destacam-se a prevenção de doenças como a depressão, Parkinson e Alzheimer, além da melhora da memória e capacidade de foco.

 

Qual o melhor suplemento alimentar?

A escolha do suplemento alimentar se encaixa em praticamente tudo o que conversamos sobre as vitaminas. A principal diferença é que o suplemento alimentar atua de forma mais abrangente, agregando nutrientes que são fundamentais para o funcionamento do corpo nas proporções mais indicadas pelos médicos e especialistas em alimentação.

Para suplementar o idoso é fundamental escolher uma linha de produtos direcionada para esse público. O melhor exemplo dessa importância é a diferença das necessidades nutritivas entre as idades. Um suplemento da linha “kids” foi elaborado pensando exclusivamente no desenvolvimento do corpo e não na sua preservação, como é a necessidade dos idosos.

A partir dessa diferença, o mercado torna-se um pouco mais restrito. Felizmente, algumas marcas fazem bonito e trabalham com ótimas opções para o público mais exigente, capazes de melhorar imediatamente a qualidade de vida do idoso.

O destaque é o Nutren Senior, a linha da Nutren desenvolvida para a melhor idade. O Nutren Senior possui uma combinação de cálcio, proteína e vitaminas, que como você bem sabe, são fundamentais para manter a saúde dos ossos e músculos.

Na hora de escolher o seu Nutren Senior, vale a pena ficar atento em alguns detalhes. Para os intolerantes a leite e derivados, existe a opção zero lactoseDiferentes sabores e tamanhos também estão disponíveis, sem alterar muito da composição do produto. Conversando com amigos que consomem o suplemento alimentar, o preferido da maioria é o sabor chocolate.  Opções de Baunilha e café com leite completam os principais sabores da linha.

A associação do Nutren Senior com hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada é uma escolha inteligente, capaz de garantir a qualidade de vida necessária para aproveitar ao máximo cada momento especial. Um investimento no presente e futuro, que com certeza trará ótimos resultados

Agora que nós te ajudamos, queremos um pequeno favor. Compartilhe este conteúdo com mais pessoas, assim informações de qualidade se propagam na internet, além de você encher o nosso coração de alegria. Abraços e boa suplementação.

Continue lendo em: Nutren Senior: Conheça tudo sobre a linha de suplementos para a melhor idade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *