Quais os tipos de café? Conheça o melhor para o seu paladar

O melhor jeito de começar uma manhã incrível é com um pãozinho quentinho e aquele café delicioso. Só de pensar já dá água na boca, né? O café está no sangue do brasileiro, nós somos o maior produtor dos grãos no mundo e o segundo maior mercado consumidor. Com certeza somos especialistas na causa, então nada mais justo do que escolher o melhor entre os tipos de café para o nosso dia a dia. 

Quer conhecer mais sobre os grãos e quais os tipos de café ideais para integrar na sua rotina? Nossa equipe preparou um conteúdo exclusivo, não perca,

Por que somos apaixonados por café? 

Você já se perguntou o porquê da paixão brasileira pelo café? Além de delicioso, esse grão é um super aliado para a saúde. Doenças como o câncer, depressão, alzheimer e até mesmo o estresse têm os seus efeitos minimizados com a ingestão da bebida. Incrível, né? A fonte da juventude só existe nos filmes, porém o café é o mais próximo que temos disso, os seus benefícios no rejuvenescimento das células são aliados da nossa saúde.

Entre os nutrientes presentes no café, destacam-se o zinco, ferro magnésio e potássio. A cafeína, quando consumida adequadamente, também é uma importante parceira para manter o ritmo do dia a dia, funcionando como uma injeção de ânimo e energia no nosso corpo. 

Diante de tantos benefícios, escolher o melhor café possível para aproveitar as suas manhãs é uma ótima ideia. Vale ressaltar, que as consultas ao nutricionista podem revelar algumas indicações no consumo da bebida. A principal delas é ter cuidado com o açúcar na preparação, especialmente quando o consumo é diário. Lembre-se, os benefícios do café estão no grão e não nas grandes doses de açúcar.

O alívio do estresse, por exemplo, não está associado  à ingestão de açúcar, mas sim às propriedades do próprio grão. Em um estudo que envolveu Estados Unidos, Portugal e Brasil, foi constatada a potência da cafeína para melhorar o humor, aliviar o estresse e reforçar as funções do nosso cérebro como um todo, aumentando diretamente a nossa produtividade.

O estudo feito com animais é curioso e vale a história no detalhe. Dois grupos de animais foram divididos e submetidos a situações estressantes. No primeiro grupo, os animais consumiram apenas água gelada. Já no segundo grupo, as bebidas cafeinadas foram a base da alimentação. O resultado foi impressionante, com os animais que consumiram apenas a água apresentando alterações notáveis na química do cérebro e os animais submetidos a cafeína mantendo os padrões comuns. Se quiser saber mais sobre esse estudo e outros benefícios do café, este artigo vai te ajudar. 

Não faltam motivos para incluir o café na sua dieta. Confira um pequeno guia dos principais tipos de café, a origem de cada um dos grãos e algumas dicas para montar uma refeição matinal saudável e deliciosa. 

Começando pelas espécies de café

Existem duas principais espécies de café cultivadas e servidas aqui no Brasil. A primeira é o Café Arábica. Os primeiros grãos deste tipo de café são originários da Etiópia, porém a terminologia não permite negar, foi na Arabia onde o grão passou a ser cultivado e mundialmente exportado. 

A qualidade aqui é determinada pela altura, o indicado é que o cultivo do café arábica ocorra em pelo menos 800 metros acima do nível do mar. Além disso, a seleção cuidadosa dos grãos impacta diretamente no sabor final da bebida. Ao frequentar cafeterias e restaurantes com opções gourmet da bebida, esse tipo de grão provavelmente será o utilizado para a confecção de alguns dos melhores sabores que o café pode oferecer. 

O Café Robusta traz características diferentes e um sabor mais amargo e marcante. Originário do Congo e da Guiné, esse tipo de café também pode ser identificado com o nome de Café Conilon, a variação tipicamente brasileira do grão. Por possuir maior resistência a pragas e possibilidade de cultivo sem a necessidade de uma altitude elevada, essa se torna uma opção mais acessível e consumida no dia a dia.

Aqui, o nível de cafeína é elevado, cerca de 4x mais que o grão arábica, por isso é essencial ter cuidado no seu consumo. Lembre-se, nada em excesso é bom para o seu corpo, especialmente substâncias que podem alterar diretamente o seu funcionamento. 

O tradicional cafezinho brasileiro é um exemplo do uso do grão robusta, o sabor e aroma são facilmente identificáveis em qualquer padaria tradicional.  

Como os grãos podem ser servidos?

Arábica

Rico em sabor e com grandes possibilidades na sua preparação, o café arábica pode ser encontrado em algumas das seguintes variedades: 

Mundo Novo

Qualidade premium, isso é o que melhor define o Mundo Novo. essa variedade de café é requisitada especialmente para a produção gourmet. O seu sabor marcante e intenso é perfeito para a preparação de drinks e smoothies, sendo parceiro ideal nas harmonizações com frutas cítricas, incluindo a laranja e o abacaxi.

Tamanha qualidade exige um processo de seleção muito minucioso. Por isso, ao procurar por bebidas preparadas com o Mundo Novo é comum ter que desembolsar um valor um pouco maior que o habitual. O preço pode ser mais alto, porém a satisfação é garantida.

Caso você queira experimentar essa delícia, alguns mercados e lojas especializadas vendem seleções do grão no formato comum. Basta ir ao mercado, comprar um pacote da marca de sua preferência e preparar o café com o seu toque especial. Só não se esqueça de contar para a gente como foi a sua experiência, estamos ansiosos para saber. 

Catuaí

Com origem milenar e 100% brasileira, esta variedade de café foi descoberta há pouco tempo e já está tomando conta das prateleiras. O nome pode parecer um pouco estranho, em tradução do tupi-guarani, Catuaí significa “muito bom”, é um ótimo cartão de visitas para uma das suas opções na refeição da manhã.

Dentre as variedades do café arábica, o catuaí é uma das mais versáteis na produção. Isso significa, que o seu valor é atrativo, especialmente na relação entre o custo-benefício. Para o seu paladar ser satisfeito, essa variedade aposta em um sabor suave, com acidez média e levemente adocicado. 

Algumas das principais marcas de café do mercado já contam com essa variedade no seu catálogo. Vale a pena reunir os amigos para tomar uma xícara dessa iguaria tupiniquim.

Bourbon

Você é chocólatra de carteirinha? Então achamos o café perfeito para você. O Bourbon é uma variedade originária do paradísico leste de Madagascar, importado para o Brasil em 1859, época do auge da cafeicultura no nosso país. O grão é de difícil produção e com colheitas pouco frutíferas para os cafeicultores, porém o ganho aqui é em um sabor que se diferencia completamente dos demais. 

Com características suaves, corpo médio e baixa acidez, a doçura do café traz notas de chocolate que harmonizam com doces e bebidas que incluem o cacau na sua produção. É perfeito para um brunch com os amigos ou aquele drink para impressionar alguém especial.

Pela dificuldade na produção e alta valorização no mercado, o preço do bourbon está um pouco acima dos demais tipos de café. A dica para economizar é realizar uma boa consulta na internet e escolher um mercado que garanta a procedência do grão com um vantajoso custo-benefício.

O Café Robusta e os Blends

A maior parte do uso do tipo robusta na preparação de cafés é a partir dos blends. Os blends são misturas entre os diferentes tipos de café, selecionados para gerarem sabores únicos que identifiquem a marca produtora. Com isso, a maior parte das empresas que vendem café em larga escala, optam por levar até as lojas os blends.

Por mais que fujam da ideia originária dos grãos, os blends são opções acessíveis para o dia a dia e quando bem escolhidos, podem ajudar a transformar um simples café da manhã em uma refeição muito especial.

Os cuidados na escolha dos blends devem ser o de selecionar uma marca confiável, verificar o nível de cafeína, regular o consumo com base nessa característica e é claro, consultar a sua nutricionista sobre o consumo do produto com base no objetivo da dieta.   

Quer mais dicas além dos tipos de café? 

A alimentação saudável começa com um bom café da manhã, por isso estamos produzindo conteúdos incríveis sobre o tema. Clique aqui e conheça as nossas redes sociais, qualquer dúvida estamos disponíveis para transformar a sua vida com base nos hábitos saudáveis.

Abraços e bom apetite. 

Continue aprendendo em: O que servir no café da manhã

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *