Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Qual o impacto dos restaurantes fast food na sua alimentação

Sábado à noite, a fome está grande e você sem a menor vontade de cozinhar. Diante dessa situação, a primeira ideia que surge é tirar o celular do bolso e pedir alguma das opções dos restaurantes fast-food. Mas, você já se perguntou qual o impacto disso na sua alimentação?

Tudo bem, não existe problema nenhum em dar uma fugidinha da dieta de vez em quando. Mas, quando essas eventuais fugas até os restaurantes fast food tornam-se frequentes, um problema bem grande começa a nascer.

Pensando nisso, nossa equipe preparou um conteúdo completo para mensurar o impacto do fast food na sua alimentação e como é possível controlar esses danos, sem deixar de comer o que gosta ou gastar uma fortuna para isso. Continue com a gente.

Qual o impacto do fast food na sua alimentação 

O maior problema dos fast food está na sua concentração de alguns problemas bem conhecidos de quem cuida da alimentação. Começando pela concentração de sal, gordura e conservantes artificiais. De forma direta, essa concentração de elementos, após comer um desses produtos de comida rápida, age diretamente no cérebro, liberando a sensação de êxtase e é justamente por isso que gostamos tanto desse tipo de comida. 

Porém, é justamente o efeito disso no cérebro que pode causar problemas. Essa sensação de êxtase é viciante, tornando o nosso corpo cada vez mais propício a querer alimentos desse tipo, como doces, carboidratos simples e é claro, outras opções dos restaurantes fast-food. Quanto mais nos alimentamos desse tipo de alimentos, maior fica a nossa vontade de comer os mesmo. Por isso, se você acha que um ou outro lanche vai acabar matando o seu desejo de consumo, o mais provável é que aconteça o contrário.

Já no nosso corpo como um todo, as consequências são um pouco mais graves. Hipertensão, doenças cardíacas e obesidade são apenas alguns dos efeitos que o consumo constante desse tipo de alimento podem causar. 

O sobrepeso, que é a maior preocupação na hora de consumir esse tipo de alimento, é uma preocupação bem realista. Para mensurar o número de calorias em um dos principais restaurantes fast food, usamos como base as informações da própria empresa para demonstrar o número de calorias presente nas opções do cardápio. Clique aqui e confira o número de calorias nos principais lanches do Burguer King

Em um almoço padrão do brasileiro, com arroz e feijão, salada, carne e algum acompanhamento vegetal, o número médio de calorias é de 600 até 800 calorias, dependendo do tamanho do prato. No lanche mais pedido do restaurante de fast food Burguer King, o Whopper, o número de calorias chega a 1000.

Colocando no papel, consumindo dois desses lanches, acompanhados de fritas e um copo de refrigerante, o número de calorias passa facilmente de 2600. O resultado são praticamente quatro almoços em apenas uma refeição. O impacto disso no peso é sentido de forma quase imediata, com o corpo não sendo capaz de absorver todas essas calorias e os quilinhos a mais aparecendo.

A digestão de alimentos ricos em gordura também é diferente dos alimentos comuns. A gordura de lanches e outras opções do fast food chegam a demorar três dias para serem completamente digeridas. Já a gordura trans, comum na comida processada, demora até 50 dias para ser completamente digerida pelo corpo. Além do mais, esse tipo de gordura é o mais ligado a problemas sérios como a obesidade, o câncer, as diabetes e até mesmo problemas cardíacos.

Como se tudo isso não bastasse, mesmo com tantas calorias, esse tipo de alimento não fornece a energia necessária para que você enfrente todos os desafios do dia a dia. O excesso de carboidratos causa cansaço no corpo, acabando com a sua produtividade e te deixando mais cansado e preguiçoso. 

Para finalizar, caso você tenha alguma inclinação hormonal para o surgimento de espinhas, os restaurantes fast food são o último lugar que você deve frequentar. O excesso de açúcar no sangue causado pela digestão desses alimentos favorece o surgimento de espinhas no rosto.

Isso significa que nunca posso comer em restaurantes fast food?

A reação desse tipo de alimento é simplesmente assustadora, não faltam motivos para se manter longe do fast food. Porém, a maioria dos seus impactos são no longo prazo, por isso com o devido controle, e tomando algumas precauções, é possível consumir esporadicamente algumas das opções do cardápio.

A dica é colocar na ponta do lápis o número de calorias dos alimentos e encaixá-los na sua dieta, sempre pensando em todos os pontos levantados até aqui. Por isso, nem pense em substituir o seu almoço por um lanche ou outra opção de alimentação rápida, o ideal é equilibrar as calorias durante o dia, reduzindo de outras refeições e nunca substituindo-as.

Outra dica é evitar o consumo de fast food durante a noite. Isso porque o nosso organismo passa a funcionar de uma maneira mais lenta durante a noite, e a digestão desse tipo de alimento acaba sendo ainda mais lenta e problemática.

Gostou do conteúdo?

O conteúdo do Fio de Azeite é especialmente pensado para você e queremos a sua participação no nosso ecossistema de informação. Siga o nosso Instagram e fique ligado em todas as novidades. Vá além de conhecer o impacto dos restaurantes fast food na sua alimentação e leia: 

Guia de molhos: Tipos e como preparar

Chocolate amargo: Como adicionar na dieta?

Abraços!