Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Receita saudável com frango: Opções incríveis para o dia a dia

Frango nosso de cada dia! Para quem está procurando melhorar a alimentação, um dos maiores aliados e substituto natural da carne vermelha é o frango. Porém, sabemos bem que apostar sempre no filé de frango grelhado acaba enjoando com o tempo e dificultando o prazer na alimentação. Mas, calma, tudo tem uma alternativa. É possível montar uma receita saudável com frango para várias ocasiões.

Ao contrário de outras listas de receitas, nossa equipe selecionou apenas alternativas saborosas para o seu dia a dia que harmonizam com itens que você pode encontrar agora na sua geladeira. Nada de opções irrealistas para a sua habilidade na cozinha ou orçamento.

Preparado para incrementar o seu cardápio semanal? Fique com a gente e confira na leitura

Por que comer frango?

Implementar a carne de frango na dieta é uma das primeiras medidas para quem está buscando uma vida mais saudável. Isso se deve a inevitável comparação com a segunda principal fonte de proteína animal, a carne vermelha.

Nessa comparação, a carne de frango leva uma ampla vantagem. Além de uma menor quantidade de gordura saturadas, a carne do frango é uma boa fonte de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas, minerais e aminoácidos. Confira no detalhe os benefícios em comer frango.

1 – É bom para o cérebro

A carne do frango contém niacina, uma importante substância do complexo B. Segundo estudos na área da medicina, essa substância é capaz de melhorar o funcionamento do cérebro. O consumo constante de frango, pode por exemplo, proteger o seu cérebro de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

2 – Protege você de doenças e problemas cardíacos

Uma das vitaminas presentes na composição da carne de frango é a B6, principal responsável por manter a saúde do coração em dia. Somado a isso, a carne de frango assume o papel de manter os níveis de homocisteína baixos, e por consequência, proteger as paredes dos vasos sanguíneos.

No mesmo complexo de vitaminas, temos a B3, uma das maiores aliadas na proteção contra o câncer. A carne de frango também traz boas quantidades de selênio, que também ajuda na proteção contra a doença. Esse foi um dos principais motivos da nossa equipe montar a lista de receita com frango saudável para todas as ocasiões.

3 – Importante arma contra a obesidade

Como foi dito logo no começo do texto, a comparação entre a carne de frango e a bovina é inevitável. O frango é uma fonte de proteína animal, isso significa que essa opção possui menos calorias e pouca gordura em comparação a outros tipos de carne, mesmo trazendo uma quantidade semelhante de proteínas. Além disso, o selênio do frango ajuda a manter o bom funcionamento da tireoide.

4 – É uma poderosa fonte de energia

As vitaminas do complexo B também fazem a diferença na sua energia para o dia a dia. O consumo do frango diminui a sensação de cansaço, aumentando o nível de nutrientes no nosso corpo através das vitaminas B6 e B3. Está com pouca disposição para enfrentar os desafios da sua rotina? Adicione mais frango na dieta.

Receita saudável com frango: 3 opções incríveis

Depois de conhecer mais sobre o frango fica impossível não correr para a cozinha e preparar um prato especial, né? Pensando nisso, separamos três pratos para você implementar na sua dieta.

Todas as opções são saudáveis, com poucas calorias e saborosas. Dividimos os pratos por ocasião, fique atento e aproveite as receitas.

Para o dia a dia: Filé de Frango Especial

O tradicional filé de frango ganha uma repaginada muito gostosa. Com poucos ingredientes você vai aproveitar um filé de frango especial cheio de sabor.

Ingredientes:

Frango (8 filés)

Cebola (1 unidade)

Alho (2 unidades)

Curry (1 colher de sopa)

Sal (a gosto)

Pimenta-do-reino branca (a gosto)

Azeite de oliva (a gosto)

 

Molho

Manteiga (6 colheres sopa)

Cebola (1 unidade)

Caldo de galinha (2 xícaras chá)

Tomate (1 xícara chá)

Leite de coco (1 xícara chá)

Mel (1/2 xicara chá)

Farinha de trigo (2 colheres sopa)

Salsinha (1/2 xícara chá)

Como fazer

1 – Para essa receita saudável com frango, vamos começar temperando os filés com a cebola, o alho, o curry, o sal e a pimenta do reino.

2 – Em uma panela antiaderente, aqueça o azeite de oliva e frite os filés até que estejam dourados.

3 – Os demais ingredientes devem ir para outra panela previamente aquecida com manteiga. Continue mexendo por cerca de 10 minutos no fogo médio.

4 – Para dar um toque especial no prato, acrescente a salsinha, misture e sirva os filés de frango especiais.

Para ocasiões especiais: Torta de Frango Saudável com Aveia

Queridinha dos praticantes de exercícios físicos, a aveia é a estrela dessa receita saudável com frango. Confira uma torta simples, gostosa e saudável para cozinhar em ocasiões especiais.

Ingredientes

Ovos (3 unidades)

Farelo de aveia (1 xícara chá)

Aveia em flocos (1 xícara chá)

Leite desnatado (1 e 1/2 xícara chá)

Queijo parmesão (4 colheres sopa)

Azeite (1/2 xícara chá)

Fermento em pó (1 colher sopa)

Dente de alho (1 unidade)

Sal (a gosto)

1 Pitadinha de páprica doce opcional

 

Para o recheio

Filés de frango temperados e grelhados (5 unidades)

Orégano (a gosto)

Muçarela de búfala ou outro queijo (150 g)

Rodelas de tomates (2 unidades)

 

Modo de preparo

1 – Junte todos os ingredientes da massa da torta e bata no liquidificador, seguindo a ordem de primeiro os líquidos e por fim os secos. Reserve a massa.

2 – Leve os filés de frango para cozinha em uma panela de pressão com os temperos escolhidos por você.

3 – Após o frango atingir o ponto, descarte a água e desfie.

4 – Unte uma forma média com manteiga e farinha.

5 – Despeje metade da massa na forma untada, distribua o frango, o tomate sem semente, o queijo e cubra com o restante da massa.

6 – Salpique com orégano a gosto e leve para assar.

7 – Asse em 180º graus até a massa dourar. Em média, esse processo leva 35 minutos.

8 – Aproveite a sua torta deliciosa e saudável.

Para impressionar: Frango Xadrez Light

Algumas das opções mais deliciosas em receita saudável com frango são originárias do oriente. Uma dessas opções é o frango xadrez. Selecionamos uma receita light para você impressionar qualquer convidado sem sair da dieta.

Ingredientes

Filé de frango (200 g)

Água (100 ml)

Shoyo light (100ml)

Maisena (1 colher sopa)

Sal (a gosto)

Pimenta (a gosto)

Folha de louro (1 unidade)

Verduras e Legumes escolhidos por você (proporcionais a porção de frango)

 

Modo de preparo

1Tempere os filés de frango com sal e pimenta, corte em cubinhos e deixe descansar por 10 minutos.

2 – Selecione a sua frigideira mais funda e frite os cubos de frango.

3 – Misture a água, o shoyo, a pimenta e a maisena em uma vasilha.

4 – Corte os legumes em proporções semelhantes ao frango, junte com o frango, despeje água o suficiente para cobrir tudo e tampe a panela.

5 – Cozinhe até os legumes amolecerem, retire a tampa e deixe secar um pouco da água através do vapor.

6 – Adicione a mistura de shoyo que estava na vasilha e mexa até que engrosse.

7 – Desligue o fogo e aproveite essa delícia.

 

Como identificar se um prato com frango é saudável?

Na maior parte das vezes, dois pontos fazem a diferença para identificar se um prato com frango é saudável: o método de preparo do frango e os seus acompanhamentos.

O primeiro ponto é o mais óbvio. Quanto mais gorduroso for o processo de preparação do frango, pior será a qualidade do alimento. O frango frito, por exemplo, utiliza o óleo em uma alta temperatura para atingir o sabor desejado. Porém, a fritura por imersão deixa o alimento com uma característica essencialmente inflamatória, desencadeando sintomas como cansaço, mal-estar, dores de cabeça e até mesmo a falta de energia.

Em outras palavras, fritar um frango por imersão é jogar fora todos os benefícios que o alimento pode oferecer. Métodos de fritura como o uso do ar nas fritadeiras sem óleo são opções interessantes para atingir o sabor desejado, sem perder os benefícios da carne do frango.

Já na parte dos acompanhamentos, um ponto fundamental na nossa definição de qual seria a lista de receita de frango saudável, é importante entender qual é o seu objetivo com a alimentação. Caso a sua dieta seja focada apenas em obter um dia a dia mais saudável, o importante é evitar os vilões da alimentação, como os alimentos industrializados e as já citadas frituras por imersão. Porém, caso a sua dieta seja focada na perda de peso, por exemplo, é fundamental ter um pouco mais de cuidado.

O arroz branco é um desses casos de acompanhamento que são indicados dependendo do objetivo da sua dieta. Para dietas com foco de ganho de massa, o arroz branco é um aliado, já na perda de peso, não é o acompanhamento mais indicado.

Por isso, antes de escolher uma receita saudável com frango e partir para a cozinha, pense no objetivo da sua dieta e quais alimentos podem te ajudar a atingir esse objetivo. No nosso Instagram temos uma série de conteúdos sobre o tema, não perca tempo e acesse já.

Gostou da leitura? Temos mais textos incríveis para você. Vá além da receita saudável com frango e leia: Monte um prato vegano saudável e delicioso por 10 reais

Abraços!

Equipe O Fio de Azeite
Equipe O Fio de Azeite. Redação especializada em trazer o melhor conteúdo sobre comida, saúde e bem-estar.