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Quanto de água beber por dia? Confira o guia completo

É mentira. Aquela famosa frase sobre todo adulto ter que beber cerca de 2 litros de água por dia é uma grande mentira. Pense no seu corpo e de qualquer amigo na mesma faixa de idade, vocês comem o mesmo número de calorias por dia? Ou praticam a mesma quantidade de exercícios? Então, por que na hora de se hidratar existe um número mágico de litros? Para encontrar a resposta sobre quanto de água beber por dia é fundamental observar outros fatores.

A quantidade exata de água por dia para cada pessoa deve ser medida conforme o peso físico, estação do ano, prática de atividade física e até mesmo o objetivo de uma dieta. Cada um desses fatores colabora para uma conta básica que você vai aprender agora

Como somos formados por 70% de água, manter um bom nível de hidratação é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Por isso, continue com a gente nessa leitura e coloque em dia a hidratação do seu corpo.

Quanto de água beber por dia

Para realizar esse cálculo, vamos inicialmente nos basear em dois fatores: a idade e o peso. Confira a tabela a seguir:

Com esses números anotados, basta realizar uma continha bem simples: multiplicar a quantidade de ML por KG. No meu caso, a conta fica dessa forma:

35 x 68: 2.380ML ou 2.4L. Essa é a quantidade inicial de quanto devo beber de água por dia. Mas, como conversarmos no começo do texto, alguns outros fatores também são importantes para manter o nosso corpo hidratado.

O principal deles é a realização de atividade física. Durante as atividades físicas é natural que o nosso corpo produza muito suor, desidratando o organismo como indicativo de quem está na hora de beber mais água.

Sendo assim, a recomendação é que a cada hora de atividade física realizada por dia, você adicione mais 1L de água na sua dieta. Para quem vai a academia e costuma ficar de 45 minutos até 1 hora, uma boa ideia é levar uma garrafa de água para a academia e consumir durante as séries.

Outros fatores também devem ser observados, afinal não existe uma resposta fechada para quanto de água beber por dia. Cada organismo responde de um jeito. Temos a base do cálculo, agora cabe a você observar os sinais do seu corpo.

Alguns possíveis sinais de desidratação são:

  • Sede exagerada
  • Boca e pele secas
  • Olhos fundos
  • Baixa produção de lágrimas
  • Diminuição da sudorese

Durante o verão, vale a pena reforçar o cuidado com a desidratação, as altas temperaturas aumentam o suor no nosso corpo e pode ser necessário adicionar alguns copos de água no seu dia. Utilize esses dados como base para o consumo de água e nunca esqueça de observar o seu corpo. Ficou na dúvida? Vá até a cozinha e beba um copo bem gostoso de água.

Como beber mais água?

Ficou surpreso com o quanto de água beber por dia? Tudo bem, nem sempre é fácil consumir tudo isso de água, especialmente quando o corpo está desacostumado. Felizmente, existem alguns segredinhos para beber mais água durante esse período em que você está consertando a hidratação do seu corpo.

Utilize aplicativos de lembrete

Essa é uma dica de ouro. Acesse a sua loja de aplicativos do celular e digite “beber água”. Existe uma infinidade de aplicativos, tanto para Android, quanto para IOS, para lembrar você de tomar água. Uma das indicações é o Beber Água, disponível para ambos os ecossistemas. O aplicativo calcula a quantidade ideal de água para o seu organismo e gera lembretes ao longo do dia. Lembre-se de sempre adicionar mais litros conforme os fatores que citamos no texto.

Faça atividades físicas

As atividades físicas liberam suor no nosso corpo e exigem uma maior hidratação. Sendo assim, uma boa estratégia para chegar na meta de quanto de água beber por dia é exercitar-se. Algumas bebidas como os isotônicos também podem ajudar na hidratação durante os exercícios físicos, apenas fique atento ao número de calorias desse tipo de produto para não quebrar a dieta.

Tenha uma garrafa de água

Em tempos de home office, a garrafa de água é a nossa maior companheira. Você sabia que as buscas pelo termo “quanto de água beber por dia” explodiram depois da pandemia? Isso, pois com o isolamento social, muitas pessoas simplesmente deixaram de beber água e agora estão sentindo os efeitos disso.

A maneira para evitar ficar sem beber água em casa, especialmente enquanto estuda ou trabalha é a garrafa de água. Dessa maneira, você evita idas até a cozinha e ainda se mantem hidratado. É bom para a sua produtividade, para a sua estética e para a hidratação do seu corpo

Beber água em excesso faz mal?

Essa é uma das dúvidas mais comuns na internet. Da forma mais direta possível, a resposta é sim. O excesso de água no corpo pode causar uma intoxicação denominada hiponatremia, que ocorre quando os rins, que controlam a quantidade de água no nosso organismo, não conseguem liberar o líquido e acabam por “encharcar” o sangue.

Mas pode ficar tranquilo, que dificilmente isso vai acontecer com você. A hiponatremia é uma condição majoritariamente causada por remédios. Para você ter uma noção, a condição apenas pode acontecer por conta do consumo de água, quando a quantia consumida passa dos 20L diários.

Para você ter ideia do quanto isso é difícil, um dos maiores atletas do mundo, reconhecido pelo seu físico e obsessão pela prática da atividade física, o quarterback Tom Brady, consome cerca de 6L de água por dia. Quantia altíssima e que mesmo assim passa longe dos 20L necessários para o desenvolvimento da hiponatremia.

A indicação dos médicos é também por evitar o consumo de muita água de uma vez só, por isso a recomendação da programação dos lembretes ao longo dia é uma dica de ouro. Assim, fica mais confortável para você atingir o quanto de águe beber por dia e evitam-se problemas com o excesso de líquido no corpo.

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Equipe O Fio de Azeite
Equipe O Fio de Azeite. Redação especializada em trazer o melhor conteúdo sobre comida, saúde e bem-estar.