Como perder peso saudável rápido e fácil?

Perder peso

Existem sim estratégias para perder peso de forma saudável, rápida e fácil, porém é essencial manter a disciplina e atenção. A primeira delas é o planejamento. Comece a sua semana com todas as refeições já planejadas e siga o cardápio à risca, nada de escapadas na quarta-feira para ver o seu time do coração com churrascos gordurosos ou no happy hour após o trabalho.

No seu planejamento alimentar é essencial que exista uma ampla variedade de alimentos, assim você supre todas as necessidades nutritivas do corpo. As repetições que valem são das frutas e legumes, o ideal é uma quantidade de pelo menos quatro vezes por semana. Consuma esses alimentos no lugar dos superindustrializados que nada agregam na sua saúde e colaboram com os quilinhos a mais.

Além da alimentação, é necessário tomar alguns outros cuidados. A prática de exercícios é muito recomendada, procure um personal trainer que monte um treino específico para o seu objetivo. O sono também é essencial, organize seu tempo para dormir pelo menos 8,5 horas por noite. Por último, faça a continha: Você precisa consumir pelo menos um litro de água para cada 23 kg do seu peso, assim boa parte dos processos essenciais do seu organismo vão funcionar bem. 

Como perder 5 kg de forma saudável?

Perder peso e manter a saúde é um desafio, porém com algumas dicas que funcionam na prática, os resultados podem ser observados rapidamente.Se você quiser receitas incríveis e o passo a passo completo para montar o seu cardápio semanal, preparamos um ebook exclusivo, clique aqui e conheça.

Agora vamos para a prática. Para perder cinco quilos é essencial gastar mais calorias do que consumir. Para isso, comece cortando os alimentos superindustrializados, eles pouco agregam para o seu corpo e são extremamente calóricos. Substitua a bolacha recheada no final do dia por uma porção de frutas variadas. Exercícios físicos vão te ajudar ao longo de toda essa jornada.

Outros segredos que não contam por aí é a importância da mudança do estilo de vida como um todo. A meditação, por exemplo, ajuda a diminuir a ansiedade, um dos principais gatilhos para a desregulação do apetite. Não esqueça de manter-se hidratado e cuidar do sono, esses dois cuidados básicos ajudam o seu organismo a funcionar melhor, o que influencia na perda de peso. 

Qual dieta mais indicada pelos nutricionistas?

Segundo uma das mais importantes revistas especializadas do mundo, a US News & World Report, em parceria com as universidades Johns Hopkins, Harvard e a Universidade de Nova York, a dieta mais indicada para quem quer ter uma vida saudável é a dieta mediterrânea. 

A base da dieta mediterrânea são os vegetais, incluindo grandes porções de frutas, legumes e verduras. Para completar, os grãos integrais, feijões e sementes, nozes e castanhas e a troca dos óleos vegetais pelo azeite de óleo extra virgem compõem a dieta. Industrializados e carne vermelha não fazem parte da dieta mediterrânea, sendo substituídos por peixes, ovos e laticínios, em porções menores do que estamos acostumados. 

Além de melhorar o funcionamento do nosso organismo, as mudanças da dieta mediterrânea também podem ser vistas esteticamente. Cabelos e unhas mais firmes, pele sequinha e controle do peso são consequências da dieta originária da costa europeia. 

Quem quer emagrecer pode comer de tudo?

Não. Alguns alimentos podem estragar um dia inteiro de dieta. Porém, não é necessário sacrificar o seu paladar e consumir apenas aquilo que você não gosta. Os grandes vilões e que devem ser excluídos em qualquer dieta para emagrecer são os alimentos superindustrializados, como as bolachas recheadas e salgadinhos.

Tão importante quanto evitar o consumo de alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias é manter o equilíbrio do seu corpo. Por isso, varie o cardápio, invista em uma ampla variedade de verduras, incluindo diferentes tipos de legumes e frutas.

Além da alimentação, outros hábitos também fazem a diferença por regular o nosso corpo e influenciar nos fatores psicológicos, como o apetite. Manter-se hidratado é fundamental para não confundir sede com fome, noites de sono revigorantes são essenciais na produção dos hormônios reguladores de humor e a meditação pode ajudar a diminuir a ansiedade causada pela mudança na alimentação.  

Quais os alimentos que mais engordam?

Se a balança virou sua inimiga, os motivos têm nome e sabor. Alguns alimentos altamente calóricos levam ao ganho de peso e em um prazo maior, acabam com a saúde do corpo e mente. Excluí-los da dieta é essencial para melhorar a qualidade de vida e obter as desejadas mudanças estéticas.

Entre os principais vilões, destacam-se: 

  • Frituras em geral
  • Condimentos como maionese e molhos para a salada
  • Sorvetes
  • Bebidas doces industrializadas ou alcoólicas
  • Pratos à base de queijos gordurosos
  • Fast Foods.

Todos esses alimentos possuem a mesma característica de pobreza nutritiva e excesso de calorias.

Se você deseja perder peso é essencial substituir esses alimentos que estão presentes nos mercados e nos restaurantes. A dica é diminuir gradativamente o consumo dos vilões do peso e descobrir opções mais saudáveis que agradem o seu paladar. 

O que não pode comer à noite para não engordar?

Momentos antes de dormir o nosso corpo começa a diminuir o ritmo de trabalho e com isso é necessário redobrar a atenção na alimentação. Um dia inteiro de dieta com o objetivo de emagrecer pode ser estragado por escolhas aparentemente banais naquela ida até a cozinha durante a noite.

Alimentos a base de cafeína, termogênicos, doces em geral, frituras, fast-food e carboidratos simples devem ser evitados. Isso porque comer alimentos calóricos durante a noite faz com o que seu corpo armazene energia, ao invés de gastá-la, resultando naqueles quilinhos indesejados. 

Reserve as refeições mais calóricas para o café da manhã e o almoço, afinal ainda existe um dia inteiro para que o seu corpo gaste energia. Durante a noite, sacie o seu apetite com opções leves e nutritivas.  

Quais os chás naturais que ajudam a emagrecer?

Simples, gostosos e poderosos, selecionamos 3 chás naturais para quem quer emagrecer. Lembrando que é fundamental combinar essas opções de chá com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Chá – verde: O preferido de quem quer perder peso por possuir um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e auxilia no correto funcionamento dos rins. A dica é consumi-lo moderadamente, evitando a cafeína que aumenta a ansiedade e pode induzir a desregulação do apetite. 

Chá – mate: Muito consumida no sul do Brasil, a erva mate tem o poder de relaxar o sistema nervoso central, fundamental para quem está no período de dieta. O chá pode ser consumido através dos sachês ou com as folhas preparadas em casa. 

Chá – preto: Produzido a partir da planta Camellia Sinensis, os benefícios deste chá são semelhantes ao chá preto, atuando também no controle da diabetes e facilitação de todo o processo digestivo. O gosto do chá preto é bem particular, caso queira adocicar a bebida, opte pelo adoçante ou o mel. 

10 dicas práticas para emagrecer de maneira saudável

Brigando com a balança? Essa dezena de práticas simples vai mudar a sua visão sobre emagrecimento. Confira cada uma delas e coloque em ação para obter os melhores resultados

1 – Planeje o seu cardápio semanal com uma alimentação equilibrada 

2 – Atenção aos momentos das suas refeições, aproveite janelas biológicas para caprichar nos nutrientes 

3 – Para manter o foco é essencial cuidar do psicológico, pratique a meditação e evite surtos de ansiedade causados pela mudança na alimentação

4 – Estabeleça horários fixos para as suas refeições e evite as beliscadas em lanches não planejados.

5 – Nunca deixe de comer, mas sempre opte por opções saudáveis que mantenham a sua saúde em dia 

6 – Estude sobre o estilo de vida saudável, relatos e dicas de outros que passaram pela transformação que você está passando são extremamente úteis

7 – Pratique exercícios regularmente 

8 – Evite locais que podem ativar gatilhos de práticas pouco saudáveis como os fast-foods

9 – Valorize as suas conquistas, cada kilo perdido representa um pouco do seu esforço em mudar de vida

10 – Faça parte da nossa comunidade, sempre tem novidades sobre estilo de vida saudável por aqui 

Gostou? Conta pra gente sua experiência colocando em ação as 10 principais práticas do emagrecimento de forma saudável.  

Continue estudando em: Ideias de marmita fitness para toda a semana

Ah, não se esqueça de conhecer o nosso mais novo conteúdo: O guia definitivo da alimentação saudável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *