Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Miojo engorda? Tudo sobre o macarrão instantâneo

Quem nunca ficou com aquela fome no final da noite, abriu os armários e a primeira ideia foi comer o miojo que estava no fundo das compras? Na internet, é possível encontrar até mesmo dietas para emagrecer baseadas 100% no consumo do produto. Mas, afinal, será que miojo engorda?

Para descobrir a resposta, nossa equipe investigou a composição dos principais miojos do mercado e conversou com alguns nutricionistas sobre o tão divisivo macarrão instantâneo.

Ficou curioso para saber a resposta? O veredito vai te surpreender. Continue com a gente na leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o consumo de miojo.

Miojo engorda? A verdade

O miojo nada mais é do que um macarrão comum, que passa por processos industriais para aumentar a sua validade e permitir o preparo instantâneo. Porém, entre esses processos, alguns vilões da saúde estão inclusos. Além dos conservantes, o macarrão passa por um processo de fritura, o que apenas por si já aumenta consideravelmente o número de calorias do produto.

Comparado com o macarrão tradicional, a diferença do número de calorias não é tão grande, porém, as semelhanças param por aí. O macarrão instantâneo é composto integralmente por carboidratos simples, o que mesmo apresentando um bom número de calorias para uma única refeição, não garante a sensação de saciedade do apetite.

Outro ponto importante é a falta de nutrientes do miojo. Enquanto um macarrão integral é rico em vitaminas e minerais como o cálcio, o fósforo, o potássio e o magnésio, o macarrão instantâneo não traz nenhum desses benefícios. Em resumo, praticamente todas as calorias do miojo surgem do seu processo de fritura, o que pouco agrega no nosso corpo e traz mais malefícios do que benefícios.

Mas, isso significa que o miojo engorda? Não diretamente. Como dito, o número de calorias é razoável pensando em uma refeição comum, porém, por não garantir a saciedade do apetite, é provável que pouco tempo depois de consumir o miojo você esteja com fome novamente. Não se sinta culpado por acampar na geladeira mesmo depois de comer o produto que prometia matar a sua fome em 5 minutos. 

Como substituir o macarrão instantâneo na dieta

Sempre que possível, vamos buscar substitutos para alimentos que não fazem bem. O miojo é um bom exemplo disso, sendo um alimento consumido não pelo seu sabor, mas sim pela facilidade do consumo.

Como o miojo engorda, selecionamos 5 opções de alimentos com um número de calorias mais em conta e que saciam o seu apetite e trazem benefícios para a sua saúde. Confira.

Banana: fonte de cálcio, regula o intestino, melhora o humor e fortalece o sistema imunológico. 50kcal por banana. 

Uvas: protege a pele da ação do sol, reverte o envelhecimento e alivia a enxaqueca. Cada porção possui cerca de 55 calorias. 

Torrada integral com cream cheese: união dos benefícios do pão integral para a energia do corpo com a ação antioxidante do queijo. Fonte de carboidratos com 79,08 kcal por fatia. 

Pasta de amendoim: Quer engordar sem perder a saúde com os miojos? A pasta de amendoim possui 163 kcal por colher e traz benefícios como o fortalecimento do sistema imunológico e proteção contra o Alzheimer. 

Barra de proteína: Outra opção para quem procura bater o número de calorias diárias e não quer recorrer ao macarrão instantâneo é a barra de proteína. Com, em média, 414 calorias por 100g, essa é uma opção para agregar no número de proteínas e carboidratos da sua dieta com a facilidade do miojo e os benefícios de um alimento rico em valor nutricional.

Essas são opções são apenas algumas ideias de como esquecer de vez o miojo no fundo do armário. O importante é identificar o por que você ainda consome o alimento e suprir essa necessidade com uma opção mais saudável. 

Cuidados no consumo do miojo

Caso você não consiga eliminar o miojo da sua dieta, existem alguns cuidados no consumo que podem diminuir o impacto do alimento na sua saúde. 

1 – Diminua a frequência 

O maior problema da maioria das escapadas da dieta é a frequência, a diferença entre consumir um alimento apenas uma vez na semana, ou três vezes em ocasiões distintas é enorme. No longo prazo, hábitos como o consumo frequente de miojo podem acabar com a sua saúde.

O miojo engorda e mais do que isso, prejudica o funcionamento do seu organismo. 

Por isso,  comece a diminuir a frequência do consumo já no supermercado. Ao invés de comprar 4 ou 5 pacotes, compre apenas 1 para aquela emergência imprevista.

O miojo é essencialmente um alimento prático, imponha você mesmo barreiras no seu consumo, que a queda de frequência será uma consequência.

2 – Não abuse dos acompanhamentos

Bacon, queijo parmesão, frituras e até mesmo nuggets. Esses são apenas alguns dos acompanhamentos consumidos juntos com o macarrão instantâneo.  Se o miojo engorda sozinho, imagina com esses acompanhamentos! Por isso, mesmo no consumo do macarrão, busque equilibrar tudo com aliados saudáveis como saladas e vegetais.

Uma confissão é que aqui na redação do Fio de Azeite, o miojo com brócolis já fez parte de alguns almoços.

3 – Atenção com as marcas

Não existe apenas uma receita de miojo. Com isso, cada marca adiciona processos na industrialização do produto e ingredientes na sua fórmula. Na nossa pesquisa, encontramos diferenças que chegavam em até 100 kcal  conforme as marcas de macarrão instantâneo.

Sendo assim, vale a pena dar uma conferida no rótulo antes de escolher o produto que vai para a sua casa. Alguns fatores que merecem atenção na compra são: a porcentagem de sódio, o número de calorias e a quantidade de gorduras saturadas. 

Gostou?

Essas dicas são para levar para a vida. Precisa de mais ajuda com a sua alimentação? Temos uma infinidade de conteúdos para você se informar e mudar a sua vida com o poder da nutrição. 

Comece por: 10 bolos para comer sem engordar 

Abraços !

Equipe O Fio de Azeite
Equipe O Fio de Azeite. Redação especializada em trazer o melhor conteúdo sobre comida, saúde e bem-estar.