Os 5 melhores azeites do Brasil para comprar agora

Um bom azeite é o segredo das melhores e mais nutritivas receitas da gastronomia.  Porém, é muito comum ficar em dúvida no supermercado sobre qual a melhor opção possível. Atributos como o preço e marca devem ser levados em conta, mas são outras características que transformam o azeite no queridinho de todas as famílias.

Para te ajudar a preparar pratos deliciosos sem sair da dieta, nossa equipe montou um conteúdo completo sobre os 5 melhores azeites do Brasil, incluindo dicas para encontrar o produto ideal para você e indicação das principais marcas presentes no mercado. Vamos lá?

O que é o azeite?

O azeite é o óleo produzido a partir da prensagem da azeitona, sendo amplamente utilizado para auxiliar o cozimento de ingredientes e como tempero. Porém, a alta gama de opções do produto chama a atenção, afinal, entre a colheita das azeitonas e o produto final que chega na sua casa existem alguns processos. 

O principal deles é a prensagem da azeitona que pode ser feita de diferentes maneiras. Quanto mais vezes a azeitona é prensada, menor a qualidade do óleo extraído. Outro ponto essencial na definição da qualidade do produto é a seleta de azeitonas. Azeitonas bem selecionadas trazem aroma e sabor característico, que se bem trabalhados nos processos posteriores de fabricação, rendem um azeite simplesmente incrível.

Para a saúde, o azeite também é um protagonista. Alguns dos nutrientes presentes no azeite beneficiam diretamente a nossa saúde, como por exemplo o ômega 3, a vitamina E e as propriedades anti inflamatórias. Quem costuma visitar o nutricionista sabe bem da importância da escolha de um bom azeite no dia a dia, afinal esse é um ingrediente chave na preparação de alguns dos pratos mais deliciosos e nutritivos. 

Como se diferenciam os tipos de azeite?

A diferença no processo de produção rende uma ampla gama de opções nas gôndolas dos supermercados. Os principais tipos de azeite são:

Azeite refinado: Esse é o azeite mais comum nas casas brasileiras e pode ser encontrado em praticamente qualquer supermercado. Aqui, a prensagem da azeitona é realizada duas ou mais vezes. Além disso, o óleo é submetido a uma série de refinamentos químicos que alteram as suas propriedades, algo semelhante ao óleo de soja.

Ideal para frituras e grelhados, o azeite refinado possui poucos nutrientes para o corpo e um sabor distante do ideal. 

Azeite Virgem: Mantendo boa parte das características originais da azeitona, o azeite virgem opta por processos mecânicos na sua produção, evitando químicos que prejudicam as propriedades do produto que chega na sua casa. O sabor suave do azeite virgem é um ótimo destaque para quem gosta de cozinhar, somado a valores nutritivos que são sensacionais para a saúde.

O azeite virgem é muito utilizado para preparar carnes e temperar saladas. 

Azeite extra virgem: Por último, o azeite extra virgem traz as características mais interessantes entre as três opções, representando a união entre um sabor agradável e próximo das azeitonas e benefícios incríveis para a saúde. Esse é o queridinho dos nutricionistas e chefs de cozinha.

O seu uso é praticamente universal e por possuir um bom valor nutritivo, o seu consumo pode ser recorrente. 

Conheça os 5 melhores azeites vendidos no Brasil 

Irarema: Azeite Fazenda Irarema Defumado

A fazenda Irarema é considerada a melhor produtora de azeite do mundo. E como não poderia ser diferente, a versão defumada oriunda de Serra da Mantiqueira – MG traz todo o sabor e intensidade esperado de quem é referência.

100% natural e com produção natural de ponta a ponta, o azeite da Irarema é a melhor opção para os paladares mais exigentes. A harmonização ideal do produto é com massas, batatas, vegetais e alimentos com toque defumado. 

Cocinero: Azeite de Oliva Extra Virgem

Com criterioso processo de seleção das azeitonas e cultivo na Argentina, o cocinero é o azeite ideal para o dia a dia. Aqui, o custo-benefício é o principal destaque, unindo sabor que agrada o paladar e preço que cabe dentro do orçamento.

Por ser um azeite extra virgem, a harmonização vai bem com praticamente tudo, exceto na preparação de frituras e grelhados. Esse mesmo critério serve para o restante da nossa lista. Na perspectiva da saúde, a Cocinero também capricha nos processos de fabricação, evitando que o produto perca os nutrientes que o tornam indispensáveis dentro de qualquer dieta. 

Gallo: Azeite de Oliva Clássico Extra Virgem

Um dos preferidos das famílias brasileiras, o azeite de origem portuguesa é o mais vendido do Brasil e não faltam motivos para isso. Na opção extra virgem, você vai encontrar um sabor uniforme e textura ideal para a preparação da maioria dos pratos. Por isso, esse é um dos azeites mais utilizados em restaurantes e bares.

O ponto negativo fica pela embalagem que pode não agradar os mais exigentes. Essa é a opção ideal para quem preza por qualidade e não abre mão de um bom preço. 

Batalha: Azeite Extra Virgem Intenso

Se uma empresa é a maior produtora de azeite de oliva em um país com dimensões continentais como o Brasil e ainda coleciona prêmios ao redor do mundo, a qualidade é mais do que garantida, certo? A batalha apresenta o azeite extra virgem intenso como um dos seus carros-chefe, trazendo um sabor único que se diferencia dos demais no mercado.

Esse azeite cabe bem naquele dilema do “ame ou odeie”. O seu sabor é fiel às azeitonas, porém com um nível de acidez muito mais baixo do que os demais da lista. Experimente essa opção e dê um toque único nos seus pratos sem abrir mão da saúde

Azeite Colavita Extra Virgem de Oliva

A europeia Colavita traz para o Brasil uma das opções mais interessantes na preparação de saladas. Com um bom nível de acidez e sabor marcante para legumes, saladas e massas, o azeite Colavita extra virgem de oliva traz um pouco do gostinho da itália para a mesa da sua casa.

Outro ponto positivo da linha são as diferentes opções de volume disponíveis. Ao ir até o supermercado, fique atento nas embalagens e escolha a melhor opção baseada nas suas necessidades, é certeza de satisfação.

Agora não faltam opções para a sua próxima compra, com certeza os almoços em família não serão mais os mesmos. Este conteúdo foi útil? Compartilhe com um amigo e espalhe conteúdos úteis como este :).

Continue lendo em: Dicas para um café da manhã incrível

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *