Você come melhor quando conhece

Saiba mais sobre a nossa Wiki e sobre as diversas palavras no universo da alimentação

Glutamato, biotina, aminoácidos são termos bastante comuns quando o assunto é alimentação saudável.
Porém, nem sempre sabemos o que representam essas palavras e porque são tão presentes ao falarmos sobre dieta e saúde.

Entender o significado de cada termo colabora para uma compreensão mais ampla sobre o assunto. Afinal, a saúde alimentar vai muito além do que aparece em nosso prato.

Por isso, preparamos esse glossário com os termos principais relacionados à alimentação. Assim, você também consegue diversificar na dieta, entendendo bem o que significa cada um. Confira:

A

Aminoácido

Moléculas compostas de oxigênio, nitrogênio e hidrogênio que juntas formam as proteínas. Colaboram para a formação dos órgãos, além de controlar o humor e sono.

Antioxidante

Trata-se de substâncias presentes em alimentos de origem vegetal, cujo papel é combater as ações dos radicais livres no organismo. Por isso, atuam diretamente na defesa do sistema imunológico.

B

Betacaroteno

Agente antioxidante responsável pela saúde da pele e manutenção do sistema imunológico. Encontrado em alimentos como abóbora, damasco, cenoura e pimentão.

Biotina

Conhecida como vitamina B7, tem o papel de fortalecer unhas e cabelo, além de nutrir a pele. Também realiza a síntese de proteínas e carboidratos no organismo.

C

Calorias

Unidade de medida que representa a quantidade de energia presente nos alimentos. Seu valor é representado por uma tabela nutricional nas embalagens dos produtos.

Carboidratos

Nutrientes cuja finalidade é gerar energia ao organismo. São divididos como complexos ou simples, desempenhando um papel importante na alimentação, sobretudo para o ganho e perda de peso.

D

Dieta

Trata-se de um plano alimentar elaborado por um nutricionista de modo a suprir as principais demandas do indivíduo na alimentação.

Dietético

Alimentos considerados “diet” possuem a isenção de algum tipo de ingrediente em sua composição, como açúcares ou carboidratos. A exclusão visa beneficiar, sobretudo, indivíduos com restrição alimentar, caso dos diabéticos, por exemplo.

E

Enzima

É uma espécie de proteína com ação direta nas reações do organismo, sendo produzida por todo ser vivo. Colabora para que o corpo fique mais saudável, diminuindo estágios inflamatórios.

F

Fruta

Alimento de origem vegetal, normalmente, colhido em árvores. São fontes de nutrientes, vitaminas e minerais, além de essenciais para uma boa alimentação e mais qualidade de vida.

Ferro

É o principal componente das células vermelhas no sangue, sendo um mineral de grande importância ao organismo. A deficiência do mineral está diretamente ligada a casos de anemia e fraqueza.

G

Glicose

É um tipo de carboidrato que trabalha para gerar energia ao corpo. Se encontra na corrente sanguínea e deve ser consumida de maneira moderada.

Glutamato

Também chamado de glutamato de sódio, a substância é um neurotransmissor que colabora para o bom trabalho do cérebro. Atua favorecendo a memória e aumentando a capacidade de aprendizado.

H

Hiperglicêmicos

É um grupo alimentar com altos níveis de açúcar, o que inclui produtos industrializados, farinhas e massas. Os doces são o principal componente desse grupo, tanto em frutas, como em opções industrializadas.

Hipoglicêmicos

Outro grupo alimentar, porém com açúcar em níveis baixos, figurando como opções mais saudáveis nas refeições. Fazem parte do grupo legumes, verduras, queijos brancos, sementes e grãos.

I

IMC

O Índice de Massa Corporal é um parâmetro para encontrar o peso ideal de uma pessoa. Baseia-se no peso do indivíduo dividido por sua altura ao quadrado, onde o valor indica se está abaixo, no peso ideal, com sobrepeso ou obesidade.

J

Jejum

Trata-se de uma prática onde o corpo é privado de comida por um determinado período. É executada diariamente enquanto dormimos, sendo um processo natural do organismo. Atualmente, a prática é empregada também em dietas alimentares, chamada de jejum intermitente.

K

Kefir

Uma espécie de grão produzida a partir da fermentação do leite. É também um probiótico chamado de “superalimento”, já que fortalece a imunidade e tem ação desintoxicante.

L

Legumes

Alimentos ricos em fibras, minerais e muitos outros nutrientes que colaboram para a saúde e qualidade de vida. Tem origem vegetal e devem ser consumidos diariamente para uma boa alimentação.

Light

Termo usado para indicar que o alimento possui algum ingrediente foi reduzido em comparação ao produto original. Ainda assim, pode conter elevados níveis de outros componentes.

M

Metabolismo

Engloba todos os processos feitos pelo organismo em relação ao que comemos, como a digestão, por exemplo. Pode ser executado de forma mais lenta ou acelerada, algo variável em cada pessoa.

Mineral

Um grupo composto por 12 elementos nutricionais presentes em diversos alimentos. Cada um deles possui uma função distinta no organismo, sempre atuando para mantê-lo mais saudável.

N

Nutrientes

Substâncias presentes nos alimentos que ajudam no correto funcionamento do organismo, assim como na saúde e qualidade de vida. Uma dieta de baixo valor nutricional, por exemplo, pode acarretar em uma saúde deficiente e diversos problemas.

Nutrólogo

Médico especializado em nutrição e responsável por diagnosticar doenças, prescrição de remédios e possíveis tratamentos.

O

Oleaginosa

Grupo alimentar composto por sementes de casca dura, como a nozes e castanha do Pará. É considerada uma gordura boa, mas deve ser consumida com cautela devido ao seu alto valor calórico.

Ômega

Trata-se de ácidos graxos presentes, sobretudo, em peixes e em algumas sementes. Fazem bem ao coração e ajudam a reduzir os níveis de colesterol, pressão arterial e ainda regular taxas hormonais.

P

Potássio

É o terceiro mineral com maior concentração no organismo, diminuindo o risco de doenças cardíacas e regulando a pressão arterial. Atua em conjunto ao sódio para equilibrar os níveis de água pelo corpo.

Proteína

São formadas por aminoácidos e atuam em diversas funções do organismo, principalmente a formação dos músculos. Podem ser origem animal ou vegetal, encontrada em inúmeros alimentos.

Q

Quinoa

Conhecido também como quinua é um grão rico em diversos nutrientes e que resulta em muito bem-estar ao organismo. O grão tem níveis de fibras, gorduras boas e proteínas, que são essenciais ao corpo.

R

Refeição

Porção de alimentos consumidas ao longo do dia e destinadas para nutrição do organismo. Para que seja considerada completa, o prato precisa ter proteínas, carboidratos complexos e fibras.

S

Sacarose

É o açúcar em sua versão branca que assume essa tonalidade após ser refinado. Utilizado, principalmente, para adoçar alimentos e bebidas que são consumidos rotineiramente pelo ser humano.

Sódio

É um elemento químico componente do sal, encontrado em muitos alimentos, como os queijos. Beneficia a contração muscular e afeta a pressão arterial, por isso deve ser consumido de maneira moderada.

T

Termogênico

Grupo de alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, resultando em maior gasto de energia e facilitando a perda de peso. Café e gengibre são alguns dos alimentos com ação termogênica no organismo.

Tubérculo

São raízes tuberosas, como a batata doce, e boa parte de seus nutrientes necessários ao corpo humano estão concentrados na própria raiz.

U

V

Vegetais

Maior grupo de alimentos, separado nas categorias A, B e C. As categorias são definidas pela quantidade de carboidrato que o alimento apresenta. Seu consumo é recomendado para uma boa alimentação e mais qualidade de vida.

Vitaminas

Compostos orgânicos e nutrientes presentes nos alimentos, fundamentais para manter o organismo funcionando adequadamente. São discriminadas por letras – A, B, C, D, E e K.

X

Xilitol

É um tipo de adoçante que figura como uma alternativa ao açúcar refinado. A substância é encontrada em algumas frutas e legumes, comumente extraída do milho.

Z

Zinco

Mineral responsável por realizar a síntese das proteínas no organismo, além de um poderoso antioxidante. Colabora no desenvolvimento neurológico e também para manter o corpo saudável.