Ceia de Natal Simples: 4 pratos para facilitar a sua vida

Quem nunca passou pelo aperto de todos os familiares e amigos já estarem a caminho da ceia, mas aquele prato que era para ser a surpresa da noite acabou desandando? Isso é muito comum. Outros casos como a falta de habilidade na cozinha ou o orçamento mais curto do que o habitual, também podem produzir saias justas. Pensando nisso, a nossa equipe preparou uma lista que vai te salvar nessas horas mais complicadas, são 4 pratos simples e deliciosos para a sua ceia de natal.

Então, arregace as mangas, prepare os utensílios de cozinha que está na hora de preparar uma ceia de natal simples e deliciosa. Vamos lá?

Antes de tudo, olho na geladeira e no relógio

Primeiro, vamos entender quais são os nossos recursos. Pense no tempo disponível para a realização da receita antes que os convidados cheguem. Após isso, verifique os gabinetes e a geladeira, conferindo quais são os ingredientes disponíveis sem que seja necessário recorrer ao mercado. Em último caso, acesse os aplicativos de mercado como Rappi e Ifood para comprar aquele ingrediente que está faltando, assim você economiza tempo e garante o sabor desejado.

Outra ótima dica é preparar tudo com um dia de antecedência. Corte as folhas e verduras, tempere carnes e assados e separe os ingredientes para a confecção dos doces. Essa etapa é chamada de “mise en place”, um dos hábitos de grandes chefs para manter a cozinha organizada e os pratos deliciosos. 

Entrada: Salpicão Low Carb (30 min)

Ingredientes

500g de frango desfiado

100g de creme de leite 

1 unidade de cebola

1 unidade de cenoura crua

Cebolinha crua à gosto

Salsinha a gosto

Sal refinado a gosto

1 xícara (chá) de Amêndoa 

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes dentro de um recipiente, com exceção das amêndoas, e misture com a ajuda de um utensílio disponível na sua cozinha. Após montar essa mistura, adicione os pedaços de amêndoas para garantir a crocância desejada na sua ceia de natal simples. 

Prato Principal: Frango Recheado na pressão (60 min)

Ingredientes

1 frango inteiro

1 alho inteiro

Sal refinado a gosto

Pimenta-do-reino a gosto 

1 lata de óleo

2 envelopes de tempero pronto ( ou se possível, tempero caseiro)

 

Tempero caseiro

1/2 xícara de azeite ou óleo

1/4 xícara de suco de limão

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de alecrim

1 colher de chá de orégano

1/2 colher de chá de pimenta do reino

1 dente de alho amassado

1/2 xícara de cebola picada

1/4 xícara de salsinha picada

Modo de preparo: Tempere o frango um dia antes de cozinhar para realçar o sabor. Coloque o óleo na panela de pressão. Deixe esquentar por 20 minutos. Enquanto isso coloque o frango para secar, escorrendo o caldo. Depois coloque na panela e tampe, deixe por mais 20 minutos enquanto cozinha. Retire do fogo e vire o frango. Deixe por mais 20 minutos para finalizar. Essa é uma ótima opção para substituir peru ou chester como prato principal em uma ceia de natal simples. 

Acompanhamento: Bruschetta Tradicional (40 min)

Ingredientes

Fatias de pão italiano ou baguete

2 tomates bem maduros

1/2 xícara de azeite + quanto baste para regar o pão

1 dente de alho

1 colher (sopa) de orégano

Folhas de manjericão

Sal a gosto

Fatias de mussarela de búfala (opcional)

Modo de preparo: Corte os tomates em cubinhos e amasse o dente de alho. Em um recipiente, junte ambos os ingredientes com o azeite, misturando bem.  Adicione o manjericão, o orégano e o sal e mexa novamente, formando um tempero para reserva. Regue as fatias do pão com o azeite e leve-as ao forno até dourarem. Sobre as fatias de pão, coloque as fatias de mussarela de búfala, esse é um dos segredos da receita. Por fim, Coloque por cima de cada uma um pouco da mistura e sirva ainda quentinho, finalizando com um toque de manjericão e voltando as torradas ao forno por de 5 a 10 minutos. 

Sobremesa: Pavê de Pessêgo (20 min)

Ingredientes

220g de leite condensado 

1 lata de creme de leite light

3 unidades de ovo de galinha cru

5 unidades de pêssego em calda 

Biscoito maizena suficiente para montar a massa

1 copo americano de leite desnatado

Modo de preparo: Adicione o leite condensado, o leite desnatado e as gemas no liquidificador e cozinhe em fogo baixo. Bata as claras com o creme de leite em neve na batedeira e reserve para molhar os biscoitos em leite desnatado, intercalando as camadas do biscoito, creme cozido e pêssego em calda escorrido e picado. Por último, coloque o creme de claras em neve com creme de leite e leve à geladeira para servir gelado. 

Menu pronto, e o natal quase chegando. Agora, desligue-se do celular ou computador e aproveite com todas as pessoas mais especiais esse momento único. Nossa equipe deseja um natal muito gostoso, saudável e acima de tudo, extremamente feliz e cheio de esperança. Abraços!

Precisando de mais dicas para a ceia de natal: Ceia de Natal em família: Dicas de sobremesa para todos os paladares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *