O que comer para ter uma alimentação saudável?

Alimentos de qualidade são apenas a base de uma alimentação saudável. Nosso corpo necessita de equilíbrio na dieta, em que todos os micro e macronutrientes estejam de acordo com as necessidades do dia a dia. Pode parecer complicado, mas colocando em prática a alimentação inteligente os resultados fazem valer a pena todo o esforço.

O primeiro passo é cortar os alimentos superindustrializados, aqueles que quando extraídos da natureza passam por uma série de processos com o objetivo de aumentar a sua validade e produzir um sabor artificial. Se encaixam nessa categoria os refrigerantes, salgadinhos e bolachas.

A transformação contínua na escolha dos novos alimentos que vão compor o seu cardápio diário. Elabore um planejamento alimentar levando em conta as suas necessidades calóricas e objetivos da alimentação. A prioridade são as frutas, legumes e os grãos integrais. 

Qual a importância da alimentação saudável para o ser humano?

Ah aquela sensação de preguicinha, não tem coisa pior para quem quer aproveitar o melhor da vida e ter tempo para amigos e família? Essa preguicinha é apenas um dos sinais de que a sua alimentação não é a ideal. A importância de uma alimentação saudável vai muito além dos ótimos ganhos estéticos, como cabelos brilhosos, pele firme e corpo lapidado, a sua saúde e bem estar são diretamente dependentes de uma boa alimentação.

De forma prática, os alimentos funcionam como o combustível para que o nosso corpo realize todas as funções necessárias. Além do já conhecido gasto energético, que coloca quem está insatisfeito com a balança para calcular as calorias, a alimentação influencia na regulação dos nossos hormônios responsáveis por sensações como a felicidade, o fortalecimento do sistema imunológico e o combate a doenças físicas e psicológicas. 

Transformar a sua alimentação é se transformar em todos os sentidos.  O primeiro passo começa com informação, entendendo aquilo que é interessante ou não para a sua qualidade de vida e com isso você pode contar conosco. 

O que é alimento?

De forma científica, os alimentos são os responsáveis por fornecer substâncias que constituem a matéria prima das nossas células, possibilitando o funcionamento correto do corpo humano. Mas assim como é impossível definir o amor como uma reação hormonal no cérebro, o conceito de alimento é muito mais amplo.

Você já escutou a frase “você é aquilo que você come”? É nessa questão que o alimento mostra a sua importância. A alimentação saudável permite que o nosso corpo e mente funcionem no máximo da sua capacidade. Bem estar e produtividade estão diretamente atreladas ao consumo de bons alimentos.

Fuja da definição genérica do que é um alimento. O alimento, quando bem escolhido, é a sua principal fonte de qualidade de vida, nutrindo corpo e mente, além de possibilitar momentos únicos de degustação de refeições incríveis com as pessoas que amamos. 

O que é saúde alimentar?

Não tem coisa pior do que ficar doente constantemente e sem energias para realizar as tarefas do dia a dia, né? Por isso, você precisa adotar o conceito de saúde alimentar na sua rotina. Uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada traz benefícios estéticos e funcionais no nosso corpo.

A saúde alimentar parte do princípio de regular a alimentação, evitando ao máximo os alimentos superindustrializados e investindo naqueles que trazem tudo o que o seu corpo precisa para funcionar do jeito que você deseja. É simples, acessível e bom para todo tipo de pessoa.

Quer adotar a saúde alimentar como um dos pilares da transformação da sua qualidade de vida? Comece pela informação. Conheça os tipos de dieta e a melhor maneira de realizá-las nos nossos canais. Ah, e garantimos que é possível alcançar a saúde desejada com refeições muito saborosas.

Qual a relação entre a alimentação e a saúde?

Os alimentos trazem nutrientes que permitem o funcionamento do nosso corpo, a própria sensação de fome é a sua inteligência corporal indicando que está na hora de restabelecer as energias. A falta de nutrientes e vitaminas essenciais, pode fazer com que o corpo sofra com graves alterações no seu funcionamento, afetando a saúde e também a estética. 

Isso significa que qualquer tipo de alimentação serve para a manutenção da saúde? Longe disso. Cada tipo de alimento possui propriedades específicas que interagem com o nosso corpo. Uma dieta baseada em frutas, grãos integrais e vegetais é um bom exemplo de como suprir as demandas do organismo.

Cuidar da alimentação no dia a dia é prezar pela saúde. O seu corpo é o seu maior patrimônio, conheça alternativas para transformar a sua alimentação e consequentemente a qualidade da sua vida. 

Como a alimentação afeta a saúde?

O funcionamento do corpo depende diretamente da nossa alimentação. Quanto maior for a qualidade do tipo de alimento que consumimos, melhor será o funcionamento do nosso organismo por estar provido com os nutrientes e vitaminas essenciais.

Além das mudanças estéticas como a regulação do peso, a alimentação afeta também a nossa mente, já que possibilita a produção de determinados hormônios. Uma das estratégias para combater doenças psicológicas, por exemplo, é justamente a transformação do cardápio.

Vamos trocar o afeta em sentido pejorativo que uma alimentação desequilibrada causa pelo afeto que devemos ter com o nosso corpo? Esse é o caminho que uma alimentação saudável sugere.  

Como a forma que consumimos pode estar ligada à nossa saúde?

Nossos hábitos são responsáveis diretos pela saúde mental e corporal. Já parou para pensar nos estragos que alimentos de baixíssima qualidade podem causar no seu corpo? Nutrientes e vitaminas são indispensáveis na manutenção do nosso organismo, sem eles as deficiências na nossa saúde se tornam cada vez maiores.

Mudar a forma que consumimos é uma questão de saúde e bem-estar, porém está longe de exigir um grande sacrifício. Hábitos mais saudáveis, como montar um cardápio diário, optar por alimentos mais nutritivos e deixar as redes sociais de lado na hora da alimentação, trazem o sentimento de satisfação.

Quanto mais cedo você transformar a sua relação com o consumo, mais rapidamente os resultados serão sentidos, incluindo mudanças físicas e alívio psicológico. 

Como higienizar os alimentos?

Bora montar um checklist para garantir a higienização dos seus alimentos? Antes de tudo verifique se existem instruções na embalagem. Ah, e vale usar esse momento para conferir a data de validade. 

Na higienização dos alimentos ingeridos crus é necessário redobrar a atenção. Identifique possíveis partes estragadas ou machucadas dos alimentos e as remova. Após essa etapa, dá-lhe água corrente! Lave folha por folha dos vegetais, frutas e legumes. Após enxaguar, utilize utensílios para secar os alimentos, ou aguarde a secagem natural. 

Tão importante quanto higienizar os alimentos, é lavar as mãos. Essa é a etapa mais crucial para garantir a limpeza na sua alimentação. A dica é um tempo mínimo de 20 segundos para a lavagem das mãos. 

Que alimentos são usados para melhorar a saúde mental

Banana, aveia, brócolis e até mesmo aquele chocolate amargo delicioso como sobremesa. esses são alguns dos alimentos capazes de melhorar a saúde mental, induzindo a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, o hormônio da felicidade. 

Pode parecer mentira, mas é possível melhorar o nosso humor a partir de uma alimentação equilibrada. Os alimentos citados e outros que induzem a produção de triptofano, como os vegetais verde-escuros, auxiliam a regular o sono e o humor. 

A próxima vez que ouvir o ditado popular “você é aquilo o que você come” não se prenda apenas a forma física, os alimentos são capazes de melhorar a saúde mental. 

Que alimentos causam sono?

Você sabia que o mel, as nozes, os laticínios e até mesmo a banana podem evitar noites em claro se revirando pela cama? Esses alimentos são ricos em vitaminas que ajudam a tratar o problema da insônia, possibilitando noites de sono maiores e com mais qualidade. 

O segredo é sempre consumir esses alimentos algumas horas antes de se deitar, assim você dá o tempo para que o seu corpo sintetize as propriedades da refeição. Outra ótima dica é evitar alimentos pesados antes de dormir, informe o seu corpo que esse não é o momento de trabalhar intensamente.

Reduzindo o nível de alerta, diminuindo a ansiedade e gerando hormônios sedativos para o cérebro, esses e outros alimentos são os maiores aliados de quem precisa de uma noite de sono revigorante para um dia produtivo.  

Quais tipos de alimentos devemos evitar?

Alimentos ricos em gordura, superindustrializados, sal, açúcar e aditivos como corantes, realçadores de sabor e conservantes são os maiores inimigos da sua saúde, pois trazem substâncias que prejudicam o funcionamento do corpo. O sabor pode até agradar, mas o estrago é enorme.

A boa notícia é que existem formas de substituir esse tipo de alimento por versões mais saudáveis, tanto na composição, quanto na sua preparação. As frituras em óleo vegetal, por exemplo, podem ser substituídas por versões assadas ou grelhadas da mesma refeição. 

A dica para encontrar os vilões da sua dieta é montar o seu cardápio diário pensando nos nutrientes e vitaminas essenciais para o dia a dia, excluindo aqueles que pouco agregam ao seu bem-estar. 

O que pode causar a falta de uma boa alimentação?

Existem muitas doenças relacionadas a uma má alimentação, alguns exemplos são a diabetes, o colesterol elevado, a gastrite e a obesidade. Porém, os malefícios da falta de nutrientes oriundos de uma boa alimentação vai muito além disso.

A qualidade de vida de todos nós é baseada na nossa alimentação. A falta dos nutrientes essenciais ocasiona aquela preguicinha que acaba com a nossa produtividade e ainda afeta diretamente o nosso humor, piorando sentimentos como a ansiedade e o estresse.

A falta de uma boa alimentação significa uma vida incompleta, vivida longe do seu máximo potencial. Fique atento aos sinais de que é necessário atualizar o seu cardápio diário com alimentos mais nutritivos e formas de preparo diferentes. 

Quais os sinais da má alimentação?

Cansaço, aparecimento de acne, problemas digestivos, gripes constantes, excesso de suor e mau hálito são alguns dos sinais de que a sua alimentação precisa de uma transformação. O nosso corpo indica por meio destes problemas as deficiências nutritivas.

Também é importante ficar atento em alguns detalhes menores e igualmente importantes. A queda de cabelo, unhas fracas e o mau humor também podem estar relacionados a sua alimentação.

Ao se habituar a consumir alimentos mais saudáveis é natural que alguns desses sinais sumam gradualmente. Além disso, outros benefícios devem surgir, melhorando a sua qualidade de vida em todos os sentidos. 

Quais sintomas de fraqueza causados por falta de alimentação?

Sua noite de sono foi ótima, o dia começou bem e produtivo, porém não chegou nem a metade da tarde e você já se sente esgotado. Se você se identificou com essa história, é provável que esse seja um dos sintomas de fraqueza causado pela falta de uma boa alimentação.

Outros sintomas incômodos de fraqueza são as dores musculares e câimbras, rotina de quem tem um dia a dia corrido e não consegue organizar a sua alimentação dentro dos períodos de intervalo.  

Caso não seja identificada nenhuma doença e a fraqueza persista, então está na hora de transformar a sua alimentação, provendo os nutrientes necessários para que o seu corpo e mente funcionem da melhor maneira possível.

Qual a consequência da ausência de vitaminas e minerais na alimentação?

Cansaço constante, mau humor e até mesmo problemas mais graves, como a gastrite e a diabetes. Essas são apenas algumas das consequências da ausência de vitaminas e minerais na alimentação.

Os nutrientes e as vitaminas são essenciais na regulação do nosso corpo. Na sua ausência os problemas se tornam rotina. Pode começar com apenas uma indisposição em determinados dias da semana, mas a continuidade desse problema é muito preocupante. 

De forma geral, a principal consequência da ausência de vitaminas e minerais na alimentação é viver uma vida pela metade, longe do potencial de bem-estar que você poderia alcançar. Vire esse jogo com uma alimentação saudável e balanceada.

Aprenda mais em: O que fazer de mistura para comer?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *