7 benefícios do coco para a saúde que vão te surpreender

Antioxidante, fortalecedor intestinal, repositor de minerais e um grande aliado para emagrecer. Esses são alguns dos beneficios do coco, um dos ingredientes mais diferentes e tradicionais da culinária brasileira.

Comum em bolos e sobremesas, o coco é uma fruta completa, sendo rica em gorduras boas e com uma baixa quantidade de carboidratos, o que traz vantagens incríveis para saúde e o transforma em um curinga para muitas dietas.

Quer conhecer mais sobre o coco e ainda ter três receitas simples, gostosas e nutritivas para incluir no seu cardápio semanal? Continue com a gente nessa leitura e divirta-se.

 

Os benefícios do coco

Os benefícios do coco vão muito além do seu sabor característico, é possível suprir diversas demandas nutritivas do nosso corpo a partir do consumo da fruta. Confira os principais papéis do coco no nosso corpo.

 

1 – Ajudar no emagrecimento

Uma das maiores dificuldades de quem está fazendo dietas para emagrecer é alcançar a saciedade. Afinal, emagrecer envolve uma queda direta no número de calorias consumidas por dia, o que de imediato, causa a sensação de fome constante no nosso corpo.

Justamente para resolver esse problema, que muitos nutricionistas escalam a água de coco como fundamental para as dietas. Por ser rico em fibras e ter poucos carboidratos, o coco produz a sensação de saciedade sem abusar das calorias. O consumo do coco é uma das maneiras mais inteligentes (e gostosas) de saciar o fome e permanecer na dieta.

 

2 – Fortalecimento da flora intestinal

A alta concentração de fibras é um benefício do coco e essa característica será citada durante toda a lista. Na saúde da flora intestinal não é diferente, o alto teor de fibras presente no coco estimula os movimentos peristálticos do estômago, facilitando todo o processo de digestão.

Sendo assim, a inclusão do coco na dieta permite uma maior regularidade nas idas ao banheiro, evitando os desagradáveis problemas de digestão e ainda facilitando o funcionamento do processo digestivo como um todo, aproveitando ao máximo a qualidade de cada alimento consumido.

 

3 – Fonte de boas gorduras

Os ácidos graxos são sempre citados por aqui pela sua importância inquestionável para a nossa saúde. Responsáveis pela produção de energia, o transporte de gordura do fígado para os tecidos do corpo e o crescimento normal das células, uma boa quantidade de ácidos graxos é componente essencial em uma vida saudável.

Justamente por essa necessidade, que um dos maiores benefícios do coco se faz presente: ser uma boa fonte de gorduras. Os ácidos graxos são essencialmente gorduras e é necessário ter cuidado na hora de aumentar o seu consumo, especialmente em dietas com o objetivo de emagrecer.

Por sua vez, o coco é uma ótima fonte de boas gorduras, incluindo os ácidos graxos, o que permite o seu consumo em praticamente qualquer tipo de dieta.

 

4 – Poder antioxidante

As fundamentais vitaminas A, C e E também estão presentes no coco, e o melhor de tudo, em uma alta quantidade. Por essa composição, um dos benefícios do coco é o seu poder antioxidante, capaz de evitar doenças de diversos tipos, especialmente as relacionadas ao sistema cardiovascular.

Além disso, o consumo do coco ajuda a controlar o nível de colesterol e combater a retenção de líquidos, dois problemas que se não observados, podem agravar diversas condições negativas na saúde do nosso corpo.

Para a estética, o poder antioxidante do coco age na preservação das células, ajudando a evitar rugas e flacidez, características de um envelhecimento precoce.

 

5 – Aliado da saúde bucal

A desidratação em dias quentes é um dos principais problemas bucais no verão, podendo causar alterações na composição da saliva que prejudicam toda a estética do sorriso e diminuem consideravelmente a imunidade da saúde bucal. A herpes, por exemplo, pode ser predisposta pela desidratação.

A sensação refrescante ao tomar uma água de coco não se restringe ao sabor, a fruta é uma ótima fonte de hidratação e solução para esse tipo de problema. O consumo de água de coco é uma estratégia inteligente para manter a saúde bucal até nos dias mais quentes. Além disso, a alta quantidade de minerais (ferro, ácido fólico, potássio e cobre) presentes no coco, ajuda a manter o fluxo salivar equilibrado e as bactérias bem longe da sua boca.

 

6 – Reposição mineral

Com os minerais já citados, está na hora de você descobrir um dos maiores benefícios do coco e segredo de muitos atletas: O coco é perfeito para a atividade física. Passar horas correndo, ou se esforçar ao máximo dentro da academia gera uma perda significativa dos minerais do nosso corpo através do suor.

Sendo assim, é fundamental buscar uma alternativa rápida, pouco calórica e que não cause problemas intestinais para a reposição mineral. O coco se encaixa em todas essas necessidades e ainda traz todos os benefícios já citados. Incrível, né? É uma ótima ideia tomar uma água de coco gelada após um dia suado de exercícios físicos.

 

7 – Combate ao envelhecimento do corpo

Outro benefício da vitamina E presento no coco é o equilíbrio dos radicais livres. Dessa forma, com o devido equilíbrio, as células do nosso corpo se mantêm saudáveis por mais tempo, o que combate diretamente o envelhecimento precoce e retarda os efeitos da idade.

O consumo constante do coco e seus derivados é uma das principais formas de garantir bons resultados estéticos no longo prazo.

 

Benefícios do óleo de coco para a pele

Como falamos sobre estética, aí vai uma curiosidade: Você já percebeu que diversos cosméticos são formulados a partir do óleo de coco? Isso mesmo, estudos indicam que, entre outros benefícios, o óleo de coco é capaz de aumentar a elasticidade da pele, já que mantém a hidratação natural da derme e age com a ação antioxidante citada.

Aquela pele de atriz de cinema se destaca muito por essas características que o óleo de coco é capaz de proporcionar. Os benefícios do óleo de coco para a pele podem ser sentidos no longo prazo com tratamentos constantes e no imediato, em que diversas máscaras de limpeza profunda utilizam o derivado da fruta.

Os benefícios do óleo de coco para a pele se estendem também para os cabelos. Rico em triglicerídeos e vitaminas, a substância forma um filme lubrificante nos fios quando aplicada na região próxima ao couro cabeludo. Essa é uma ótima forma de prevenir o ressecamento e investir na recuperação dos fios afetados pela química e altas temperaturas.

Receitas com coco para a sua dieta

Agora que você já é um especialista nos benefícios do coco para toda a saúde e estética corporal, surge uma grande dúvida: “E como encaixar tudo isso no meu cardápio semanal?” é óbvio que não te deixamos na mão.

Existe uma infinidade de possíveis receitas com coco para a sua dieta, especialmente receitas onde o coco serve como um diferencial de sabor e ingrediente estratégico para melhorar a qualidade nutritiva de uma refeição. A principal recomendação é o seu consumo puro, como água de coco ou a fruta em si, em ambos os casos o sabor é delicioso.

Porém, sabemos que você está procurando algumas receitas com coco bem diferentes para variar o cardápio e impressionar. Pensando nisso, preparei aqui em casa três pratos deliciosos que vão fazer o maior sucesso com a sua família e amigos. Confira abaixo.

Fonte: TudoGostoso

Gostou do artigo? É ótimo ter você aqui. Não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar o conteúdo com o maior número de pessoas possível.

Continue lendo em: Exercícios físicos para iniciantes para mudar de vida em 2022

Equipe O Fio de Azeite. Redação especializada em trazer o melhor conteúdo sobre comida, saúde e bem-estar.
Sair da versão mobile